Agora que estou grávida | Sobre Cisto de Plexo Coróide

16:40



Sintam-se abraçadas por entrar nesse link e votar rapidinho em mim. Muito obrigada! 
Demorei para falar sobre isso pq eu realmente fiquei meio assustada no início, não estava nada preparada psicologicamente e a postagem não sairia de jeito nenhum. Dá uma aflição, um aperto no peito só de lembrar, mas é bom que mais mamães saibam disso.
Dia 15 de julho e lá ia eu, super feliz, fazer meu ultrassom. Estava na 19ª semana de gestação e só quem é mãe sabe a ansiedade que é ver o pequenino crescer mais e mais.
Fiz o exame, o bebê lindinho, tudo formadinho, tudo ok. Quando o laudo sai, a médica me diz: "Olha, eu fiz uma anotação no seu laudo, mas não é para você se preocupar porque não é nada". Pronto, na hora já me preocupei. Fui pro carro, abri o exame e lá estava bem na cabecinha do bebê a marcação: CPC (cisto do plexo coróide unilateral).
Chorei a tarde toda, me desesperei. Logo que cheguei em casa, fui pesquisar o que era aquilo, se era perigoso e tal, porque a simples menção da palavra cisto ainda mais na cabeça do seu filho é de dar calafrios. Meu marido e eu acabamos descobrindo algumas coisas então sobre o tal "cisto de plexo coróide", e vou dividir com vocês.



O que é um cisto? 
Cisto nada mais é que um acúmulo de líquido.
O que é plexo coróide? 
É a área do cérebro que produz o líquido que banha o cérebro e a medula, mas ele não está relacionado com o raciocínio, portanto, o cisto (líquido) encontrado no plexo coróide não indica um retardo mental, doença, câncer ou qualquer outra coisa em seu bebê. É algo natural, que pode aparecer em algumas gestações.
Se não é nada demais, porque o médico marcou isso no meu exame e pediu para eu acompanhar? 
Realmente, a presença de um cisto é comum e não indica presença nenhuma de doença ou anomalia, porém, em alguns raros casos o cisto pode sugerir que o bebê tenha uma doença cromossômica, como a trissomia 18. Portanto, a detecção de um cisto de plexo coróide nos diz: Acompanhe este bebê e veja se o cisto irá progredir ou regredir. Eles deixam no exame para o cisto ser acompanhado até desaparecer.
O que normalmente acontece?
Na maioria dos casos o cisto desaparece totalmente, por isso a maioria dos médicos nem avisa a mãe sobre a existência dele quando vem isolado. O risco existe quando ele vem acompanhado de outros fatores: alterações na medida do fêmur, ausência de osso nasal, pés tortos, alterações no coração, entre outros. Se nada disso apareceu no seu bebê, fique tranquila, 99% dos cistos desaparecem até a 26ª semana de gestação. É só fazer um novo ultrassom daqui um tempinho e você verá que está tudo bem com seu bebê.

Semana passada, 1 mês depois, fiz outro ultrassom (morfológico) e a minha primeira pergunta foi: O cisto sumiu? E havia sumido. Ufa! Que alívio! Todos os órgãos estão funcionamento perfeitamente e o corpinho do bebê está todo perfeitinho. Confesso que passar um mês preocupada com isso me deixou super ansiosa, mas agora que sei que tudo está bem e que o CPC é mais comum do que a gente imagina estou bem feliz. Portanto, fique calma, amiga, se aparecer um "cisto de plexo coróide", no seu bebêzinho não deve ser uma doença, espere um tempo, faça o morfológico e ele terá desaparecido.

Beijos =*

Fonte: 1, 2, 3 e 4.

                            ♥  Instagram    Twitter   ♥  Facebook  ♥  Youtube  ♥   Pinterest  

Você também poderá gostar de

5 comentário. Comente também! :)

  1. Boa noite a todos. Me senti no dever de escrever a todos. Quatro (4) semanas atras fizemos ultrassom em minha mulher e foi encontrado cisto no plexo coroide bilateral, assunto em questão por hora discutido.
    Foram 4 semanas de sofrimento, de noites mal dormidas e muita ansiedade. Gastei uma nota $, procurei um médico, professor da USP, especialista em medicina fetal, que fazia ultrassom, e hoje, 4 semanas após o cisto ter sido encontrado, ele já havia sumido.

    Venho escrever porque o medico, experiente, professor da USP me disse : Você Jamais precisava ter sofrido tudo isso e explicou : Antigamente, os aparelhos de ultrassom eram antigos de baixa resolução, e quando, repito, quando se encontrava cistos no plexo, já eram cisto muitos grandes e já vinham acompanhados de outras más formações. Hoje em dia com a tecnologia avançada dos aparelhos, cistos pequenos vem sendo achados nos ultrassons com certa frequência, e que quando isolados, com toda certeza somem. Você mãe, você pai, que me lê, não perca noites de sono como eu perdi, procurei um dos melhores médicos de sp para refazer meu ultrassom morfológico, e o mesmo me disse isso. Portando, quando o cisto for isolado, realmente não se preocupe, que ele irá sumir ate 26- 28 semana de gestação. Fé em Deus, confie no meu post, porque não são todos os profissionais que sabem dar essa informação, uma vez que as pessoas mais qualificadas para isso, não são o nosso medico obstetra, e sim os realizadores do exame morfológico, quem veem isso sempre e sabem que não significam nada demais. Seu bebe não terá síndrome de Edwards, ou qualquer outra síndrome conforme o sr google nos assusta, repito, de forma isolada, o cisto sumirá. Médicos obstetras, dizem que não são comuns, pelo fato também de profissionais da maioria dos planos de saudê trabalharem em aparelhos "meia boca" e por ate deixarem de anotar pequenos cistos do plexo que deixam de ver no ultrassom por serem pequenos demais e difíceis de serem achados em aparelhos não tao modernos.

    Fé em Deus , e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde estou na mesma situação. Apareceu vistos bilaterais na cabeça da minha bebê com 19 semanas, pelo resto da ecografia parece estar tudo bem mas o meu medo é muito.

      Excluir
    2. Boa tarde estou na mesma situação. Apareceu vistos bilaterais na cabeça da minha bebê com 19 semanas, pelo resto da ecografia parece estar tudo bem mas o meu medo é muito.

      Excluir
  2. olá meu nome é pollyana,fiz uma ultrassonografia morfológica com 28,5 e o médico me falou que constatou um pequeno cisto de plexo colide do lado esquerdo na cabeça do meu bebê. ..eu tô desesperada.ele disse que eu não me preocupasse pois iria sumir,mais não consigo nem pensar nisso,ta tão difícil pra mim....alguém me ajude por favor. ..hj tô com 29,5 de gestação

    ResponderExcluir
  3. olá meu nome é pollyana,fiz uma ultrassonografia morfológica com 28,5 e o médico me falou que constatou um pequeno cisto de plexo colide do lado esquerdo na cabeça do meu bebê. ..eu tô desesperada.ele disse que eu não me preocupasse pois iria sumir,mais não consigo nem pensar nisso,ta tão difícil pra mim....alguém me ajude por favor. ..hj tô com 29,5 de gestação

    ResponderExcluir

Sinta-se abraçada (o)!

Canal /simonegiolo2

Último vídeo do canal