Manual da descoloração | Como conseguir cabelos coloridos - Parte II

13:08

Manual: Como conseguir cabelos coloridos - Parte I: Análise dos fios, estrutura e cor. Passo a passo de despigmentação, decapagem e/ ou descoloração.
Não é segredo para ninguém que os cabelos coloridos ja estão em alta há algum tempo. Muitas famosas aderiram a moda, como Katy Perry, Kylie Jenner, Demi Lovato, Avril Lavigne, Hayley Williams, Christina Aguilera, Kelly Osbourne e outras, mostrando pra gente que é sim possível ser diva e colorida. Mas também não é segredo que na hora de trocar a cor das madeixas, muita gente acaba se atrapalhando e causando muitos danos aos cabelos, que podem ir de coisas realmente pequenas como só um ressecamento ou ficar com a tonalidade diferente da esperada, até coisas realmente graves como um corte químico daqueles que vai te causar dor de cabeça por muitos anos. Mas então, como conseguir o colorido dos seus sonhos?  Foi pensando nisso que escrevemos esse post contando para vocês o passo-a-passo de como conseguir o colorido que você quer sem ficar careca no processo.


O primeiro passo é analisar a cor atual dos seus cabelos.
Se você faz uso de colorações, deve prestar atenção redobrada. Se a cor do seu cabelo for um tom mais escuro ou muito avermelhado, você vai ter que fazer um processo totalmente diferente do que meninas que nunca pintaram o cabelo. Se a cor do seu cabelo for um tom mais claro, como loiros ou um ruivo mais "aberto" você terá menos trabalho em conseguir seu colorido. Vale ressaltar também que a textura do seu fio poderá influenciar o resultado de todo o processo, quanto mais grosso e escuro, mais trabalhoso. Quanto mais fino e claro, menos trabalhoso.
Por outro lado, fios finos podem se quebrar com mais facilidade, enquanto os grossos aguentam um pouco melhor as agressões, ou seja, todo cuidado na hora da análise é pouco.
Não se esqueça de realizar o teste de mecha. Ele é essencial para detectar possíveis alergias, feridas ou mesmo resultados indesejados.



Meu cabelo é escuro, e agora?
O que você vai fazer daqui pra frente depende muito da sua resposta a essa pergunta: Seu cabelo é escuro natural, ou esse tom escuro foi adquirido por coloração?

Cabelo escuro por coloração
Se o tom base da sua cor for até 6 (loiro escuro), você vai ter algum trabalho para se livrar dele, mas se seu cabelo for castanho ou mais escuro, esse problema se agrava. Você vai precisar fazer várias aplicações de dekapcolor, até retirar o máximo dos pigmentos artificiais depositados nos seus fios. O dekap, da yamá, serve para remover a coloração artificial dos fios, agredindo o mínimo possível e sem mudar drasticamente a estrutura dos seus fios, ou seja, esse passo é muito importante, pois você evita ficar muito tempo cm descolorante agindo nos fios e o dano será bem menor.
Fique atenta ao fato de que dekap color não clareia o cabelo ele apenas tira a coloração que já está lá. Tente não intensificar a ação do produto (com chapinhas, por exemplo) pois o dekap color system pode perder o efeito ou você pode perder os seus cabelos, e não é isso o que nós queremos, não é? Saiba que quanto mais escuro for o seu cabelo, mais aplicações de dekap color serão necessárias para remover a coloração dos seus fios.
O DEKAPCOLOR custa cerca de 40 reais. Sim, eu sei, um preço um pouco acima da média e talvez, mais do que você esteja disposto a pagar. Mas leve em conta que ele não agride o cabelo como um descolorante e portanto tem menos chances de você ter imprevistos antes, durante e depois do seu processo de descoloração.  Então pense que esse valor a mais que você está gastando agora, vai ser poupado em um futuro breve com produtos de tratamento para recuperar o seu cabelo. 
Depois que você eliminar toda a coloração artificial dos seus cabelos (ou o máximo que você conseguir, você seguirá o mesmo processo daqueles que tem cabelo natural (passo a passo abaixo).

Cuidados extras e cabelos que não precisam de descoloração.
A não ser que o seu cabelo seja loiro claríssimo, as chances de você precisar descolorir os fios é imensa, principalmente se você quiser arriscar tons como o azul e o verde, pois a chance de a mistura entre tons resultar em outra é muito grande - imagine que você quer um cabelo azul, descolore seus fios até o tom de loiro, passa a tinta azul e tcharam: você tem agora um cabelo verde! - então tome cuidado, e sempre analise a condição e cor dos seus fios antes de qualquer coisa.
Quando seus fios estão bem claros (com loiros claríssimos, ruivos bem claros, etc), você tem a vantagem de talvez não precisar descolorir os seus fios após o dekapcolor: basta passar a cor em cima e desfilar com os fios coloridos por aí. Isso acontece muito com pessoas que querem colorir os cabelos com as cores ROXO e PINK, por exemplo, pois não exigem uma descoloração tão "caprichada".
A descoloração
O que é descoloração?
A descoloração nada mais é do que o processo de retirada dos pigmentos (artificiais e naturais) dos fios. Na mistura feita, o oxidante tem o poder de abrir as escamas dos fios enquanto o pó descolorante elimina os pigmentos presentes no fio, porém, esse processo é muito agressivo, sempre recomendo que seja feito por um profissional capacitado. 
Caso realmente arrisque fazer sozinha, leve em conta que erros podem acontecer e a única responsável será você mesma, sem falar que fios porosos, quebradiços e cortes químicos são trabalhosos e demorados de serem reparados. Seja muito cuidadosa!


Como descolorir os fios?
Caso você tenha feito a análise da cor dos seus fios + cor desejada e constate que precisa mesmo descolorir os cabelos, lembre-se antes de qualquer coisa que você vai gastar algum (bom) dinheiro no processo e manutenção desse cabelo. 
Se os seus fios estão ressecados, finos, quebradiços ou passando por qualquer problema, esqueça a descoloração até que eles fiquem fortes novamente (Na parte III darei dicas para tratar os cabelos antes, durante e após a descoloração).
Comece escolhendo um bom descolorante e oxidante, não economize nessa parte, bons descolorantes fazem toda a diferença (na Parte II do Manual dou dicas só de produtos), e inicie o processo de descoloração descrito abaixo:
  1. Com os cabelos secos e desembaraçados (pode até estar de escova ou chapinha, não tem problema, não precisa lavar), divida-os como preferir e prenda-os com presilhas plásticas.
  2. Passe um creme ou gel de sua preferência na pele exposta da testa, nuca e orelhas, próxima a raiz.
  3. Faça a mistura do pó descolorante e oxidante, conforme orientações da embalagem (que varia de fabricante para fabricante, mas geralmente é 1 de pó descolorante para 2 de oxidante). Siga a medida exatamente como orientação do produto.
  4. Aplique nos fios, da nuca para a parte da frente e sempre de baixo para cima (primeiro pontas, raiz por último). Isso evita que a raiz fique muito mais clara que as pontas, o que não dá um efeito muito homogêneo.
  5. Depois de aplicado e bem espalhado, veja se não tem nenhuma parte sem descolorante.
  6. Deixe o tempo de pausa, como não tem um tempo específico para agir, o segredo é ir conferindo a cor até que ele atinja o clareamento que você deseja, mas nunca deixe mais de 30 minutos. As consequências podem ser graves.
  7. Lave bem os cabelos, com shampoo e tudo o que você tem direito.
  8. Trate bem os fios com as dicas da Parte III desse Manual.
Siga essas dicas:
  • Use luvas durante todo o processo, o descolorante machuca as mãos.
  • Não se esqueça também que o teste de mecha é essencial para detectar alergias, feridas ou mesmo resultados indesejados.
  • Não faça esse processo em um dia que você vá sair logo em seguida. Dê preferência para fazer o processo em um fim de semana preguiçoso e que você ficará em casa.
  • Não use secador ou chapinha após esse processo, deixe os fios secarem naturalmente, finalize com muito leave in e óleos.
  • Estar com os fios bons e reparados ANTES da descoloração é a melhor maneira de evitar complicações futuras.
  • Faça a descoloração quando quando os seus cabelos estiverem MUITO sujos, a oleosidade natural dos seus cabelos ajuda os fios a não ficarem tão ressecados, portanto, não é necessário lavá-los antes.
  • Quanto mais tempo o descolorante ficar nos seus cabelos, maior a agressão. Quanto menor o tempo, menor a agressão, por isso a escolha de um descolorante que faça o trabalho rapidamente é tão essencial.
  • Não use água oxigenada/ oxidante de 40 volumes. O resultado parece melhor a curto prazo, mas a longo prazo talvez você perca alguns centímetros dos cabelos: não vale a pena.
  • Se você não usar o dekapcolor antes desse processo, talvez você precise de mais que uma descoloração. Sim, seus cabelos irão sofrer mais. Respira fundo e tome cuidado!
  • Se tudo deu certo, agora é só partir para escolher a cor desejada, cuidar muito dos fios e ser feliz.
Fique atenta para as próximas postagens do "Manual da descoloração | Como conseguir cabelos coloridos" seguindo o blog

Parte I: Como eu removi a coloração escura dos fios sem danificar meus cabelos?
Parte III: Produtos para o processo de descoloração.
Parte IV: Como tratar os fios antes, durante e depois da descoloração.
Parte V: Escolhendo as cores fantasia.
Parte VI: Métodos alternativos de despigmentação: O que é Dekapcolor, Effaçol e Soap Cap?
Parte VII: Não deu certo, e agora?

Gostou desse Manual? Dê sugestões de outros manuais para nós nos comentários, vai ser um prazer escrevê-los!

Você também poderá gostar de

0 comentário. Comente também! :)

Sinta-se abraçada (o)!

Canal /simonegiolo2

Último vídeo do canal